Na noite desta quinta-feira, dia 25, um grupo de cerca de 30 ativistas divulgou o manifesto de criação da Frente Popular pelo Transporte Público em protesto em frente a restaurante de alto luxo de Belo Horizonte.

O restaurante Olga Nur tem como principal acionista Mônica Noman, esposa e dependente financeira do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, além de levar o nome de sua mãe.

Os manifestantes abriram faixas e sinalizadores, tocaram instrumentos e lançaram o documento de criação da Frente.

No documento, consta uma extensa avaliação dos problemas cotidianos do transporte municipal e metropolitano de Belo Horizonte, além de 14 reivindicações, entre elas o encerramento imediato de todos os contratos de concessão vigentes, a criação de conselhos populares para o controle social do transporte, a ampliação imediata do quadro de horários das linhas e a criação de um bilhete único metropolitano, como primeiro passo para a tarifa zero em todo o sistema.

O grupo escolheu o restaurante da família do prefeito para fazer o ato para evidenciar que, enquanto a população sofre com a precariedade do transporte coletivo, o prefeito e sua esposa lidam com negócios milionários e são ligados à família Lessa, do grupo Saritur, principal empresa de ônibus na RMBH.

Cabe lembrar que o prefeito foi quem assinou, também, o atual contrato de concessão do transporte coletivo metropolitano, em 2007, na qualidade de Secretário de Transporte e Obras Públicas do governo Aécio Neves.

Assinam o manifesto de criação da Frente Popular Pelo Transporte Público mais de duas dezenas de entidades e movimentos, entre eles a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e o Movimento Tarifa Zero BH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here