O dirigente chamou o militante da base do partido para acompanhá-lo numa atividade política num sábado. O militante disse que não podia, que sábado era dia de fazer faxina e arrumar a casa com a companheira. Então o dirigente disse: “Você acha que o Lênin perdia tempo ajudando a Krupskaya a lavar a louça?”. Passa Palavra
Lênin costumava dizer que «todo cozinheiro deve saber dirigir o Estado», mas não disse nada sobre quem ia ficar para lavar a louça…
Talvez seja a ocasião de recordar este velho Flagrante Delito.
o PP extrapolou a ambiguidade etimológica do termo escatologia
o JB interpolou esquizofrenia maiêutica à ‘megacoprofagia’ do PP
Já dizia Lênin, “se eu cozinho eu não lavo”.
Esse comentário desse dirigente, se não for fan-fic, é uma amostra de uma das razões da completa irrelevância da ext-esquerda, especialmente dos comunistas, em nossa época. Em vez de tentar entender a realidade, as singularidades e as especificidades da vida dos militantes, suas famílias, seus vizinhos, amigos, prováveis aliados da causa, novos companheiros de luta, etc, essa liderança partidária; provavelmente de um grupelho minúsculo, desprezível e insignificante; prefere ignorar todas essas prováveis, valiosas e importantes informações, que ajudariam a fortalecer o partido. Realmente, não é um acidente nem uma conspiração da burguesia, do imperialismo, da plutocracia, dos militares, das igrejas neopentecostais, ou dos supostos fascistas o fato de o Tribunal Superior Eleitoral registrar uma queda na quantidade de filiados dos dois maiores partidos de extrema-esquerda no Brasil, o PCB e o PSTU, há anos. A culpa afinal seria de quem? Deles próprios.
a lógica de mandar a mulher lavar louça sozinha está muito enraizada na cultura popular da maior parte do mundo. Nisso o dirigente é realista e “pé no chão”, segundo o critério de muitos conservadores de esquerda.
o brilho deste Flagrante Delito está nas ilusões de grandeza que ornam o conservadorismo opressor do dirigente. Um Raskolnikov mais, dos tantos que povoam a extrema-esquerda.
Felipe, como faço para ter acesso aos dados que revelam “queda na quantidade de filiados dos dois maiores partidos de extrema-esquerda no Brasil, o PCB e o PSTU, há anos”? Obrigado.
A forma mais fácil de conseguir é pela Wikipédia que publica a quantidade de filiados dos dois partidos e sua respectiva variação relativa anual – do PCB aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_Brasileiro#Organiza%C3%A7%C3%A3o e do PSTU aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Socialista_dos_Trabalhadores_Unificado#N%C3%BAmero_de_filiados -, porém é possível averiguar diretamente as informações no site do TSE para estatísticas mensais de filiados em partidos políticos aqui: https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleicao-filiados/partido?session=204287264743264. É preciso alterar os filtros de mês e ano no site do TSE para apurar cada mês e ano.