Após doze dias de jornada em busca da assinatura do decreto de desapropriação por interesse social, a luta continua para as famílias do Assentamento Milton Santos. Nesta segunda feira, 28, os assentados se reuniram com o Secretário de Cidadania e Movimentos Sociais do município de Americana, Valdecir Duzzi, para apresentar uma pauta de reivindicações do assentamento.

O clima no assentamento é de apreensão em relação ao futuro. Há dois dias para o prazo final dado pela liminar de reintegração de posse, o governo federal se nega a assinar o decreto de desapropriação por interesse social – medida eficaz para reverter o despejo das famílias. As famílias entendem que, ao mesmo tempo que ignora a urgência de uma decisão, este governo joga a responsabilidade da situação para o poder judiciário.

O secretário colocou à disposição dos assentados todos os serviços do município e afirmou para as famílias que o governo municipal “não quer ver o assentamento despejado”. Também disse que, no caso da presidência não assinar o decreto, a prefeitura pode resolver a angústia dos assentados, assinando o decreto de desapropriação por interesse social sob a instância municipal.

Apesar da insegurança em torno da situação e mesmo sabendo que, no caso de haver o despejo, os assentados perderão tudo, as famílias estão dispostas a continuar investindo na produção dos lotes.

Amanhã, 29, dia em que antecede a data final para a saída das famílias de forma voluntária, cerca de 80 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apoiadores farão um acampamento permanente para somar à resistência do Assentamento Milton Santos. Pela manhã também é esperada a visita do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Fernando Grella Vieira.

Para mais informações, acesse: www.assentamentomiltonsantos.com.br

Coletivo de Comunicação do Assentamento Milton Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here