Atos contra a extradição de Cesare Battisti

Já faz 2 anos e 8 meses que Cesare Battisti está preso no Brasil. Nesta quinta, 12 de novembro, o STF decidirá se ele será ou não extraditado para a a Itália.

Battisti é um militante italiano da geração de 68, dos “anos do amor”, como ele mesmo diz. Acusado injustamente, Cesare passou a vida tentando escapar da perseguição política que sofreu dos diversos governos italianos até hoje.

Mas por que Cesare Battisti incomoda tanto? Ao contrário de várixs outrxs de sua época, Cesare não deixou para trás nem o sonho nem a luta por um outro mundo.

Cesare adotou como arma a caneta e o papel. Escreveu vários livros denunciando, dizendo palavras sinceras e desagradáveis de ouvir, sobre o autoritarismo da Itália dos anos 60-70, apesar de sua suposta democracia. Escreveu sobre sua história, ela mesmo um símbolo das perseguições, trapaças, negociatas nas quais esse sistema é capaz para silenciar as dissidências.

Battisti é nosso espelho. Espelho de zapatistas massacradxs por grupos paramilitares. De piqueteiros mortos e feridos em 2001. De ocupas de edifícios no centro de Brasília jogadxs nas prisões. De ativistas anti -globalização condenadxs a mais de 100 anos por participar das manifestações de Gênova-Itália (coincidência?). Do próprio Carlo Giuliani. De catraqueirxs escapando das garras da polícia e tomando as ruas de assalto. Espelho da força indígena do Santuário dos Pajés, contra a especulação imobiliária do Noroeste. Espelho das resistências, visíveis e invisíveis, que preenchem cada canto do mundo.

A hora de falar já passou. Já não basta dizer palavras bonitas em apoio à Cesare. É hora de demonstrar que o caso Cesare é mais que um absurdo humanitário, é a disputa por um projeto de sociedade na qual os que discordamos não seremos presxs por toda a vida por conta de nossas ações políticas. Essa é a hora de mostrar que não nos deixaremos calar, que não iremos parar, que não vamos deixar para trás o novo mundo que trazemos dentro de nós. Lutar pela liberdade de Cesare é se levantar pela nossa própria liberdade.

Por uma vida sem catracas, sem prisões e sem fronteiras.

MPL-DF

ATOS PRÓ-CESARE:

Quarta, 11-11:
# na Esplanada, 14hrs, MANIFESTAÇÃO DAS CENTRAIS SINDICAIS.
# na frente do STF, vigília a partir das 19hrs (toda a noite).

Quinta, 12-11:
Ato pró Cesare na frente do STF, (para pressionar o julgamento).

É MUITO IMPORTANTE QUE TODXS ESTEJAMOS!

 última hora

Devido às tempestades que ocorreram ontem e que ocorrerão hoje, a vigília está em suspenso, e as atividades possivelmente só se iniciarão no começo da manhã de quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here