A Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e familiares de vítimas da violência do Estado protestaram no último dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos, por cerca de oito horas, em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na Avenida Antônio Carlos. A manifestação foi parte de uma mobilização que também aconteceu em três outras cidades do país, organizada por movimentos que vivem diretamente a realidade de opressão e genocídio que um Estado capitalista e racista impõe à maioria pobre e negra da população brasileira.

Uma ampla exposição de faixas, painéis e cartazes chamava a atenção da população, e mais especificamente do público que freqüenta o Fórum, alvo principal da manifestação. Através de um carro de som, familiares de vítimas, moradores de favelas e militantes falavam de sua dor e sua luta, atraindo olhares admirados de um público acostumado ao silêncio, à hipocrisia e ao medo quando se trata de denunciar a violência do Estado. Praticamente nenhuma cópia das mais de 3 mil do Manifesto que foram distribuídas, podia ser encontrada no chão.

Bonecos em tamanho real simbolizavam as vítimas do Estado e cruzes as mortes que se acumulam enquanto todas as esferas do Estado contribuem para as chacinas.

Vejam alguns vídeos do protesto:

Flávia protesta e fala da execução de seu irmão, Maxwill de Souza dos Santos, em 24/05/2009: http://www.youtube.com/watch?v=g8FBc0pYD-w

Circulando pela manifestação: http://www.youtube.com/watch?v=wzYJubR8uvI

Faixas e cruzes expostas: http://www.youtube.com/watch?v=fOp7rVXsXug

Vejam mais fotos no Centro de Mídia Independente

foto 1

 

Muitas pessoas que passavam deram seus depoimentos e mostraram disposição em contribuir com a luta. Avaliamos que esse tipo de trabalho de rua deve ser reproduzido e tem amplo potencial de divulgação e mobilização social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here