Comunicado: Vitória no Campo!

Comunicamos às entidades, movimentos e amigos do movimento popular Terra Livre, que termina com sucesso a saga das famílias que há mais de três anos lutam pela terra no município de Itarumã/GO, que com muita luta e após quatro ocupações acabaram de conquistar uma área.

Na última quinta-feira, 20/05/10, o INCRA emitiu a posse da fazenda, após uma longa batalha judicial com o proprietário. O mesmo tinha travado o processo de desapropriação por não concordar com o laudo do INCRA, que decretou a desapropriação pelo não cumprimento de sua função social, como grande propriedade e praticamente sem produtividade.

A fazenda deve assentar em torno de 35 famílias, que iniciam agora uma nova batalha que é a implantação do pré-assentamento. Há uma enorme lentidão e burocracia do INCRA e falta de empenho do governo LULA na realização da reforma agrária, que na realidade apenas faz concessão de terras a partir das pressões dos movimentos. Lutando contra a lentidão do governo, as famílias entram em uma nova fase da luta, que é a implantação e desenvolvimento do assentamento.
Secretaria Estadual de Comunicação do movimento popular Terra Livre/GO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here