Um minuto no dia 5 pela greve de fome do Sindicato Mexicano de Electricistas

Sábado, 5 de Junho, 12h, Zócalo

A greve de fome que dezenas de trabalhadores e trabalhadoras da electricidade prosseguem no Zócalo da Cidade de México ultrapassou já os 40 dias, no meio de ataques e de provocações e colocando cada vez mais a sua saúde em perigo, com efeitos graves e irreversíveis.

O sacrifício destas trabalhadoras e destes trabalhadores é hoje a expressão dramática de uma luta que milhares de trabalhadores e as suas famílias travam desde há já 8 meses, quando o governo federal decidiu acabar com a Compañía de Luz y Fuerza e com o Sindicato Mexicano de Electricistas (SME), mediante um golpe policial e militar, desrespeitando todos os procedimentos legais. Esta atitude repressiva ameaça agravar-se hoje, como mostram as agressões aos trabalhadores do SME em Cuernavaca e a campanha para incriminar o SME por sabotagem, de modo a justificar a criminalização do movimento social e a ameaça de detenção dos seus dirigentes.

Trata-se de uma luta em defesa dos empregos, dos direitos laborais e de um sindicato democrático com quase cem anos de existência, mas é também uma luta contra a privatização da empresa pública, contra a corrupção governamental, o autoritarismo e a impunidade, quer dizer, em defesa dos direitos de toda a sociedade e da nação.

Nestas circunstâncias críticas, e estando ainda sem saber se o Supremo Tribunal de Justiça realmente defende a Justiça, apelamos a que intelectuais, artistas, universitários, criadores de cultura deste país, activistas dos direitos humanos, personalidades sociais e políticas, organizações sociais e civis, participem no próximo sábado, dia 5 de Junho, a partir das 12h00, na manifestação de solidariedade para com a greve da fome do SME no Zócalo da Cidade do México, dando um minuto do seu tempo para exprimirem, segundo o modo que o seu coração e sua consciência lhes ditarem, e a partiur dos seus locais de actividade, que estão em pensamento com o desejo de justiça para estes trabalhadores e para o país. Esperamos contar com a vossa valiosa presença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here