OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Por Passa Palavra

stf2Para dar continuidade à campanha pela libertação do ativista italiano Cesare Battisti, uma comitiva organizada pelo Comitê Battisti Livre-SP esteve em Brasília-DF, nesta última quarta-feira (23/02), onde realizou três atividades durante todo o dia.

Na parte da manhã e início da tarde, alguns membros do comitê de São Paulo, como Magno de Carvalho (SINTUSP/CSP-Conlutas) e Alípio Freire (jornalista e ex-preso político), acompanhados por apoiadores de Brasília e pelo membro da Anistia Internacional, Carlos Lungarzo, fizeram uma visita ao escritor, que é mantido preso desde 2007 na Penitenciária da Papuda. Foi a ocasião de conversar pessoalmente com Battisti e contar-lhe um pouco das mobilizações e expectativas que se criam aqui fora. Apesar de toda apreensão quanto à data de seu julgamento e ao posicionamento de cada Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ele mostrou estar bem de saúde e “preparado para o que vier pela frente”, ciente de todos os aspectos políticos que preponderam em seu caso.

p2210271Cesare ainda recebeu em mãos as cópias do manifesto, das moções de apoio e cartas abertas que o Comitê Battisti Livre-SP recolheu de entidades sindicais, religiosas e de direitos humanos, coletivos autônomos, personalidades e movimentos sociais. No período da tarde, os membros da comitiva, portando faixas e materiais de apoio à liberdade de Battisti, entregaram e protocolaram todas essas manifestações de solidariedade no STF (uma cópia para cada ministro) e no Poder Executivo (endereçadas à Presidenta Dilma Roussef).

p2210295Durante a noite, finalizando as atividades, representantes dos comitês pró-Battisti de São Paulo, Brasília e Fortaleza realizaram uma plenária. Neste espaço de discussão, foram tematizados alguns desafios e apresentadas as principais mobilizações que têm sido feitas pelos coletivos locais. Visando uma maior articulação entre os comitês, os participantes procuraram traçar, em caráter indicativo, algumas linhas de ação que poderão orientar as próximas iniciativas da campanha.

Abaixo, segue a lista das organizações e personalidades apoiadoras que manifestaram-se publicamente, ou subscreveram escritos a favor da libertação imediata de Cesare Battisti:

EPJ – Evangélicos Pela Justiça

Coordenação Nacional da CSP-Conlutas

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

ACAT-Brasil: Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura

Festival Latinoamericano de La Clase Obrera – São Paulo

Margarida Genevois (Presidente da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos)

Sindicato dos Químicos Unificados de Osasco e Região

Comitê Pró-Haiti

APROPUC – Associação dos Professores da PUC/SP

Comitê Lutar não é Crime

Espaço Cultural Mané Garrincha

MMC – Movimento de Moradia do Centro – SP

CONAM – Confederação Nacional de Ações dos Moradores

FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo

MDM – Movimento pelo Direito à Moradia

CEBRAPAZ – Centro Brasileiro pela Paz e Solidariedade aos Povos

Beatriz Tragtenberg (atriz)

MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto

Alípio Freire (jornalista e ex-preso político)

Rosalina Santa Cruz (ex-presa política, ex-secretária municipal na gestão de Luíza Erundina)

Frente em Defesa do Povo Palestino

PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados

CEGE/USP – Centro de Estudos Geográficos ‘Capistano de Abreu’ (Gestão “Entre os dentes, Seguro a Primavera)

Mães de Maio da Democracia Brasileira

Fotos de CMI-SP e Fernando Cardoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here