Vai decorrer hoje, às 19h, a 11ª Assembleia Popular depois de, uma vez mais, ter sido aprovada a decisão de manter a vigília no Rossio. Como todas as anteriores, vai estar aberta a todos os que queiram contribuir para, em termos práticos, devolver à palavra “democracia” o seu verdadeiro significado.

A Assembleia de ontem foi a primeira a ser transmitida em “live streaming” (http://www.ustream.tv/channel/acampada-lisboa-camera-0), com um pico de audiências de mais de 2 500 internautas. Do debatido, ou decidido, destaca-se:    

– Irá decorrer na próxima 4ª feira, pelas 18h, junto às instalações do Banco de Portugal (na Avenida Almirante Reis), uma acção de protesto com o lema “Paguem o que nos Devem”. O acto simbólico consistirá no depositar de um caixote do lixo contendo os seguintes “documentos”: salvação do BPN, parcerias público-privadas, ensino e saúde privados, auto-estradas subsidiadas, impostos sobre o consumo. A acção prosseguirá com uma arruada até ao Rossio.

– O Grupo da Manifestação apresentou um balanço positivo da manifestação do passado sábado, dia 28.

– O Grupo das Revoluções Árabes leu a proposta de acção de solidariedade com a Palestina que tinha sido discutida, votada e aprovada na Assembleia anterior.

– O Grupo de Permacultura anunciou já ter começado a plantar uma horta no Rossio.

– Foi criado um Grupo de Reflexão que apresentou como primeiro objectivo analisar as propostas que têm vindo a ser deixadas, numa caixa de sugestões, por dezenas de cidadãos que passam pelo Rossio.

– Houve um animado debate, que durou cerca de uma hora, sobre uma proposta de alteração do método de decisão na Assembleia. A saber: que qualquer proposta que, à primeira, não reúna consenso na Assembleia, deverá baixar aos grupos para voltar a ser discutida e que só depois disso – e na impossibilidade de consenso – poderá ser aprovada, por maioria de dois terços, na Assembleia seguinte. A proposta não obteve os dois terços necessários à aprovação, pelo que voltará a ser discutida.

Mantemos os apelos de apoio logístico: água, azeite, geleiras, sacos térmicos, latas de conserva, pratos, copos e talheres reutilizáveis, corda grossa, lonas e plásticos para proteger do sol e da chuva, cavaletes, carregadores solares de baterias, etc…

“Continuamos firmes no Rossio!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here