Por Passa Palavra

battisti-2Durante sete intermináveis horas os ministros do Supremo Tribunal Federal reuniram-se para discutir o futuro de Cesare Battisti, que já está há mais de 4 anos preso no Brasil. Decidida por 6 votos contra a 3, a libertação de Cesare deve ocorrer imediatamente.

Porém, durante o julgamento, muito pouco se falou de Cesare Battisti. De um lado falou-se de limitação de poderes e de equilíbrios constitucionais, de fiscalização dos atos do Presidente da República e dos riscos de ditadura, de antiterrorismo e de respeito pelos tratados. Falou-se, do outro lado, de soberania e de independência nacional, de direitos humanos. De Direitos Humanos em geral, mas não dos direitos do homem Cesare Battisti. Do seu direito a fazer ouvir uma versão dos fatos que não fosse a difundida e vendida pelo governo italiano.

A intervenção mais longa foi sem dúvida a do ministro Gilmar Mendes, que afirmou: “Eu fico a imaginar o que vai ocorrer. Que cenários nos aguardam nesse contexto”. Eis uma tentativa clara de dar argumentos para deslegitimar a decisão.

Estamos contentes, sim, e muito, com o fato de Battisti ficar em liberdade. Mas não com uma sessão que não foi um julgamento do caso de Battisti, mas um julgamento de um ato cometido pelo ex-presidente da República. Nesse sentido, concordamos com a frase do ministro Joaquim Barbosa: “Chega! Aqui é o momento de se encerrar essa questão! Há uma pessoa presa há mais de 4 anos em regime fechado”.

Muito em breve apresentaremos um artigo fazendo um balanço da campanha pela libertação de Cesare Battisti.

battisti

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora é cuidar pela segurança dele. Há precedentes dos fascistas italianos tentarem sequestrar e matar quem eles perseguem.

    E dar apoio para que ele possa refazer a vida no Brasil.

  2. Viva Battisti Livre!!!

    É a melhor notícia da semana sem dúvida.

    Parabéns aos Ministros pró Battisti, os políticos e ao pessoal dos Comitês de São Paulo e Fortaleza que se dedicaram bastante a liberdade de Battisti.

    NÃO A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

  3. Liberdade!! Estamos felizes!! Gilmar Mendes e sua pequena trupe reacionária sofreram mais uma derrota, dentre muitas. Força aos movimentos, vamos em frente, muitos outros estão presos!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here