MANIFESTO DOS ESTUDANTES QUE OCUPAM O FERNÃO DIAS PAES

Nós, integrantes da ocupação da E. E. Fernão Dias Paes, viemos por meio deste manifesto nos pronunciar publicamente.

Após o anuncio da reorganização e fechamento de escolas estaduais pelo Governo do Estado de São Paulo, no dia 6 de outubro, viemos nos mobilizando contra esse projeto que irá precarizar ainda mais a situação do ensino público em São Paulo, aumentando o número de alunos por sala e nos tirando o direito de escolher o local mais acessível para estudar. Além disso, somos a favor de um projeto de educação construido em conjunto com a comunidade escolar, em contraposição ao modelo autoritário e excludente que os governantes praticam.

Com a insistência do governo em manter a política de desorganização, decidimos em assembléia realizada na E. E. Fernão Dias por ocupar a escola como uma forma de dar voz aos estudantes. A assembléia foi realizada no pátio da escola na manhã do dia 10/11. Ressaltamos que todos os presentes na ocupação são estudantes secundaristas.

A reorganização reforça a lógica de uma educação pública voltada para formar mão de obra barata, baseada em um ensino alienador. Não se posicionar em relação a isso é aceitar a precarização do ensino público.

Em todas as nossas tentativas de diálogo, seja com Secretaria ou as Diretorias de Ensino, o governo se mostrou irredutível. Se eles se recusam a nos ouvir, a ocupação é nossa forma de resistência. Alunos, pais e mães, professores e funcionários precisam se unir para discutir e ocupar suas escolas! Só poderemos derrotar o governo se agirmos juntos, nossa luta é uma só.

Estamos nessa madrugada do dia 12/11 começando nosso terceiro dia de ocupação. Sabemos que o Estado já está planejando a reintegração de posse do espaço, mas continuaremos resistindo, unidos, até o último momento. O apoio e solidariedade de todos foi o que tornou possível nossa permanência até agora, seja divulgando, nos dando recursos ou se manifestando e acampando em frente a escola. Nossa ocupação resiste.

Assembléia da ocupação da E. E. Fernão Dias Paes

12247069_720099301457151_3517912056978502892_n

1 COMENTÁRIO

  1. O que posso fazer para ajudar? Força e prudência(juntas!)Não esquecer o limiar de suportabilidade, limiar v

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here