Hoje, quarta-feira (09/12), nós, estudantes secundaristas em conjunto com apoiadores e professores, ocupamos o Colégio Estadual José Carlos de Almeida, tido como uma das melhores escolas do estado, mas que ano passado fora arbitrariamente fechado pelo governador Marconi Perillo. Ou seja, enquanto o governo fecha as escolas, os estudantes abrem.

A ocupação segue por tempo indeterminado e é uma resposta à implantação das Organizações Sociais (OS’s) nas escolas e à militarização destas.

Tais medidas seguem a lógica empresarial (em que prioriza-se metas ao invés de questões pedagógicas), abre brechas para cobrança de mensalidades, precariza e desestabiliza as condições de trabalho dos professores, dentre outros inúmeros problemas.

Ademais, não houve diálogo por parte do governador Marconi Perillo e nem da secretária de educação Raquel Teixeira sobre tais mudanças na educação com a sociedade civil. Mesmo professores, estudantes e pais foram excluídos completamente deste processo, nada importando que estes serão os que diretamente serão afetados por tais medidas. Logo, tais medidas são extremamente autoritárias e antidemocráticas, tanto que estão sendo feitas às pressas, devendo ser imediatamente revogadas.

Por fim, a possibilidade de fechamento de mais escolas é eminente, sendo o colégio Pedro Gomes um dos nomes já cotados.

Pelo exposto, não tivemos outra opção que não ocupar a primeira escola em Goiânia e que certamente será a primeira de muitas, tal como nos mostra a experiência em São Paulo. E permaneceremos ocupando-a até que as OS’s e a militarização das escolas sejam revogadas, sendo por ora condição necessária para isto o cancelamento da divulgação do edital para a contratação das OS’s previsto para ser divulgado dia 11/12.

Ocuparemos quantas escolas forem necessárias!
Não aceitaremos nem colégio militar e nem OS’s!

Secundaristas em Luta – GO
https://www.facebook.com/Secundaristas-em-Luta-GO

Goiás

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa, pessoal! Já é passada a hora de tomar essas escolas e mostrar pro coronel que o estado é nosso e não deles. Contem comigo para a mobilização. Todo o apoio a vocês!!

  2. Obrigado estudantes! Sou professor, e gostaria de desabafar aqui relatando a agonia a qual passamos desde agosto quando fomos informados sobre a possibilidade de OSs na educação, nao existe dialogo com o governador, nem com a secretaria e nem com a subsecretaria de goiania. O terrorismo nas reuniões é calamitoso, a realidade da educação em goiás nesse exato momento e carregada por interesses financeiros, porem isso ja se inicia faz tempo… Existe alguns personagens aqui em Gyn que ocupam o cargo em que estao na educaçao a mando de politicos importantes, o intuito é apenas recolher e desviar o dinheiro da educaçao. As OSs agora funcionam como o exemplo mais graudo do que eu disse anteriormente. A ocupação é o melhor caminho, sem duvida.

  3. Viva os estudantes! os jovens estão na dianteira de um mundo melhor, ninguém poderá detê-los.
    É isso aí, meus meninos, mostrem que vocês não estão acomodados a esta realidade perversa e nem podem ser manipulados pelas elites dominantes de nossa país!
    Daqui a alguns anos nós partiremos, e este mundo pertencerá a vocês. Façam ele melhor.

  4. Que linda é essa juventude. A humanidade tem jeito. Feliz com essa geração que sai do casulo e vai à luta. Não existe aprendizado melhor do que as experiências coletivas. PArabéns juventude de Go, de SP, da Itália. Estudantes do mundo todo uni-vos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here