#AceleraODesmonte: diminuição de professores por escola

Na minha EMEI, são 5 salas por período, com 35 alunos em cada (entre 4 e 5 anos) e uma professora apenas (sim! Absurdo!).

É claro que é muito difícil para as professoras, nessas condições de trabalho, conseguirem montar espaços lúdicos, organizar propostas diferenciadas, realizar atividades complexas, que mexam com muitos materiais ou que envolvam grande autonomia das crianças.

A professora módulo, que é uma professora sem sala atribuída e que, portanto, substitui as professoras quando necessário (falta, licença médica…) e serve de apoio para todas as turmas, pode intervir nessas situações, apoiar as professoras em momentos mais delicados, auxiliar com alunos e situações mais desafiadoras, além de ser uma referência a mais para as todas crianças. Quem está no dia a dia das escolas sabe o quão fundamental é termos essa estrutura.

Diminuindo o número de módulos por escola, a qualidade do trabalho com as crianças cai ainda mais e as condições de trabalho das professoras e demais funcionários da escola piora, já que todos ficarão mais sobrecarregados.

Esse é só mais um dos cortes desse “jestor” que, em menos de um ano, já:

cortou de milhares de crianças o programa Leve Leite;

negou a milhares o Transporte Escolar Gratuito, sem sequer notificar as famílias;

diminuiu drasticamente (e não assumiu!) a qualidade e a quantidade do lanche e da merenda oferecidos às crianças nas escolas da rede;

fechou brinquedotecas, salas de leitura e demais salas multiuso, tão importantes para o trabalho nas escolas, para entuchar alunos de qualquer maneira;

iniciou o desmonte da educação em tempo integral nas EMEIs;

cortou materiais e verbas das escolas – se vocês vissem o estado de degradação do parque na minha EMEI iam chorar junto comigo por não ter verba pra consertos.

Dória quer “acelerar” o projeto de sucateamento da escola pública, não vamos aceitar mais esse retrocesso!
#vaiterluta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here