Por Passa Palavra

O Passa Palavra inaugura no próximo dia 2 de Setembro uma nova seção — Colunas. Haverá quatro colunas, publicadas alternadamente às segundas-feiras, cada uma delas a cargo de um autor, que terá assim um lugar de expressão regular.

A coluna Cidades se debruçará sobre o espaço urbano, sobre a forma como permanentemente o produzimos e nele organizamos nossas vidas. Se nas cidades habita a maioria da humanidade e aí se concentram os poderes económicos, políticos e culturais, é essencial discutir os espaços urbanos e as formas de ação política possíveis.

A coluna Ponto com Nós tentará deslindar a teia onde se unem e confudem aspectos políticos, artísticos e literários. A perspetiva da arte nos permite novas formas de imaginar o mundo, ao mesmo tempo que a produção literária nos leva a refletir sobre os problemas de nossa — e de outras — épocas.

A coluna Diabo da Economia trará análises sobre aquilo que mais nos preocupa a todos no nosso dia-a-dia, mas a que paradoxalmente as esquerdas atuais torcem o nariz, pois consideram que os números de produção podem ser alterados por uma simples vontade política.

Finalmente, a coluna Cuidados Digitais debaterá um tema que deveria ser central para as esquerdas contemporâneas. Porém, não o é. Entender de que maneira os governos e as empresas privadas se organizam para coletar nossas informações e imagens, quer dos militantes políticos quer da população em geral, nos ajudará a definir os moldes de uma ação prática minimamente eficaz.

As imagens de destaque são variações cromáticas de uma obra da pintora Bridget Riley. Esperamos que todos os nossos leitores aproveitem e debatam conosco estas temáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here