Por Manoel Nascimento

Foi com alegria que descobri que a biblioteca do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), em Salvador, está novamente aberta ao público.

Um espaço muito calmo e silencioso na Estrada de São Lázaro (Federação, Salvador-BA) para quem precisa se concentrar nos estudos — ainda melhor agora que o salão de leitura foi climatizado.

O acervo tem cerca de 11 mil títulos catalogados, e número quase igual ainda em catalogação, com concentração na área de humanas. A estante de Filosofia é uma das mais completas da Bahia, pau a pau com a da UFBA. O acervo de Ciências Sociais, idem; só ele pega quase um terço do acervo. O acervo de Teologia e de Religiões é simplesmente espantoso, assim como o de Psicologia. Há muita coisa, mas muita coisa mesmo, sobre desenvolvimento econômico, subdesenvolvimento, desenvolvimento agrário, problemas brasileiros etc. Sem falar nas estantes de Antropologia, História, Urbanismo e Estudos Literários.

Dentro do acervo, raridades. Um exemplo: dicionários do século XVIII. Uma coleção separada com centenas de obras sobre a Bahia, algumas raríssimas e outras há muito esgotadas. A coleção completa das “Obras” de Vladimir Lenin em francês, mais de quarenta volumes; acho que é a única coleção deste tipo em Salvador. Tanta coisa que nem saberia listar tudo.

Quem estuda italiano, francês, espanhol, alemão e russo (!) vai se deleitar: parte significativa do acervo de literatura está nestes idiomas, e também muitas obras do restante do acervo. Isto sem contar dicionários, gramáticas e vários tipos de livros de estudo de idiomas.

Além do acervo de livros, na biblioteca do CEAS também há a coleção periódicos raros, históricos e esgotados. Jornais do período da ditadura (1964-1985). Revistas acadêmicas como Espaço & Debates, Afro-Ásia, Cadernos CRH, Revista de Economia Política, Revista Brasileira de Economia, Síntese etc., além dos Cadernos do CEAS, editados desde 1969 pela entidade. Revistas de teoria política como Civilização Brasileira, Paz e Terra, Brasiliense, Teoria & Debate etc., sempre em coleções completas.

A cereja do bolo é o arquivo documental do CEAS, riquíssimo, talvez único deste tipo na Bahia, que custodia material importantíssimo para a história dos movimentos sociais urbanos e rurais baianos e nordestinos.

De brinde, na entrada da biblioteca tem uma pitangueira quase sempre carregada, para dar aquele sabor e energia aos estudos.

Enfim, um espaço absolutamente necessário. Acesso gratuito, inscrição gratuita, uso gratuito. Vale a pena a visita!

Não tem tempo hoje para ir lá dar um passeio? Então passeie com estas fotos que publiquei no Twitter: http://bit.ly/37SsJiC

Não está no Twitter? Então veja pelo Instagram: http://bit.ly/33uXp66

Não está nem no Twitter nem no Instagram? Ah, tudo bem, Facebook serve: http://bit.ly/2OWu7I7

Prefere ver “ao vivo”? Saiba como chegar:

CEAS – Centro de Estudos e Ação Social
R. Prof. Aristídes Novis, 101 – Federação, Salvador – BA, 40210-630
(71) 3247-1232
HTTPS://MAPS.APP.GOO.GL/THBZI9AIQ4AE8QOU9

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here