movimento em luta

Por Passe Livre SP

O Movimento Passe Livre São Paulo realizará, no dia 7 de Janeiro, uma manifestação contra o aumento das tarifas de transporte público.

Mesmo com a crise econômica e as altas taixas de desemprego, no último dia 20, Doria e Covas anunciaram mais um aumento: 10 centavos na tarifa unitária, 17 centavos na integração. O anuncio foi feito com uma tentativa de acalmar os animos argumentando que o aumento ainda é abaixo da inflação. Mas o argumento não se sustenta pois, se os aumentos seguissem sempre a inflação, hoje a tarifa teria que ser reduzida, não subir ainda mais. Além disso, se o transporte é um direito, a tarifa nem deveria existir.

Também foi dito que não aumentaram mais porque terão menos “gastos” em 2020. Mas, para quem usa diariamente o transporte, essa redução não significa nenhum benefício, pois vem principalmente do fato de que serão cortadas centenas de linhas e diminuida ainda mais a frota de ônibus. Sem falar que, no ano passado, o transporte público sofreu muitos outros ataques, piorarando muito o sufoco da população: corte na integração do vale-transporte; redução da frota de ônibus; aumento de bloqueios e limitações no bilhete único; negação do passe pra cursinhos populares…

Além de buscar reduzir o custo do sistema, a prefeitura pretende diminuir os incentivos para 2020, de R$ 3 para R$ 2 bilhões. Mas nada disso significa que não há recursos para serem utilizados, já que haverá uma aumento do orçamento e da arrecadação de impostos previsto para o ano que vem. A verdade é que novamente os governantes priorizam manter os autos lucros dos empresários e seguir desprezando a populção que precisa do transporte diariamente.

Por isso o Movimento Passe Livre São Paulo acredita que, mais do que nunca, é preciso continuar lutando contra a precarização da vida dos trabalhadores em prol do lucro dos ricos que esse aumento representa.

Sobre o Movimento Passe Livre:

É um movimento social autônomo, apartidário, horizontal e independente, que existe desde 2004. O movimento luta por um transporte público de verdade, com Tarifa Zero e de qualidade para toda a população e fora da lógica de mercadoria. Faz parte de uma federação de movimentos que lutam por transporte realmente público em várias cidades do país, fruto de uma luta histórica por transporte em Salvador e Florianópolis.

Sobre a primeira manifestação contra o aumento da tarifa:

Data: 7 de janeiro de 2020
Horário: Concentração as 17h, saída as 18h.
Local: Na frente da prefeitura.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/454580248537779/
Contatos para a imprensa
Gabriela: + 55 11 984997607
Vitória: + 55 11 984945888

#4e40NãoDá

#CatraqueNãoPague

Movimento Passe Livre – São Paulo

+ http://saopaulo.mpl.org.br
+ http://facebook.com/passelivresp
+ https://twitter.com/mpl_sp
+ https://www.instagram.com/passelivresp/

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje dia 09/01/2020 vamos todos novamente para “parar” a RUA! Já pagamos tantos impostos cada vez mais e ainda querem aumentar a tarifa que na verdade nem deveria existir. Vamos lutar! Eu não aceito viver em um sistema que deixa o pobre mais pobre e o rico mais rico, ISSO NÃO. (O grande Jornalista *Ricardo Boechat* disse o seguinte em uma entrevista sobre as manifestações em 2013; Não é vandalismo, é REVOLTA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here