Por A Voz Rouca

👩🏽‍🏫 DIÁRIO DA QUARENTENA #02
💻 Educação nos tempos de corona

Manhã de quinta-feira, 19 de março. Em uma escola da rede municipal de Osasco, o grupo de professores foi surpreendido pelas notícias de uma colega que dizia apresentar alguns sintomas do Covid-19 e – o que era ainda pior – um familiar seu, com quem mora, havia testado positivo para o vírus no dia anterior.

Comoção geral, diretora colocando a professora pra fora, e o grupo então imaginando que essa determinação seria para todos, o que parecia óbvio. Mas foi ao menos um par de horas para a diretora contatar a supervisora de ensino na Secretaria de Educação, para pedir-lhe a permissão de dispensar os professores. Aquilo já nos parecia absurdo, porque para nós era o caso de apenas comunicar a dispensa.

A resposta da supervisora, no entanto, foi simplesmente não. Não estávamos dispensados, nem naquele dia nem na sexta-feira. Ao que o grupo respondeu unânime: “estamos indo embora mesmo assim! E também não viremos amanhã!”.
As diretoras demonstraram apoio, apesar de recomendarem fortemente que fôssemos trabalhar no outro dia.

Horas mais tarde, as gestoras circularam uma mensagem dizendo que era falsa a informação de que o parente da nossa colega estava com o vírus, e que era para irmos à escola normalmente na sexta-feira.
Àquela altura, e isso é triste, já não sabíamos se aquela informação era verdadeira ou “só para acalmar” o grupo.

No fim, as preocupações cessaram quando, pouco tempo depois, outra gestora comunicou que estávamos dispensados tanto na quinta quanto na sexta-feira; o que só confirma o risco a que estávamos expostos. E mesmo as gestoras (coordenadoras, diretora e vice) – cujos cargos são comissionados, ou seja, sem qualquer estabilidade, podendo perdê-los junto com seus salários por uma simples decisão da Secretaria – conseguiram também o “direito” de serem dispensadas, já que a determinação até aquele momento era de que seguissem trabalhando, mesmo depois do dia 20, para garantir andamento de eventuais obras e reformas no prédio e também a “segurança do patrimônio público”.

*********
(A Voz Rouca irá publicar na sua página relatos de abusos cometidos pelas escolas contra os trabalhadores durante a crise do Coronavírus. Caso você queira compartilhar alguma história, é só nos procurar )

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here