Por A Voz Rouca

👩🏽‍🏫 DIÁRIO DA QUARENTENA #03
💻 Educação nos tempos de corona

O MASSACRE DO EaD

A experiência com a elaboração de aulas à distância tem sido bastante angustiante. Sem que qualquer discussão pedagógica tenha sido feita, uma enxurrada de ferramentas tecnológicas tem sido jogada sobre nossas cabeças. Grupos de whatsapp tem feito com que muitos professores fiquem praticamente o dia todo acompanhando as atividades dos alunos com comentários de coordenadores. Muitos professores têm trabalhado 3 ou 4 vezes mais do que trabalhava (e que já era exaustivo). Além disso, a exposição a que estamos sendo submetidos, com nossa imagem, nossa voz, nossas ideias, parece fazer pouca diferença agora.

É visível o quanto muitos de nós estão ansiosos e parece que há um incentivo velado para que essa ansiedade seja transformada em mais trabalho. Soma-se ao medo de ficar doente, ou ter um parente doente, o medo de perder o emprego, o salário… Falar em direitos trabalhistas neste momento parece um delírio.

Portanto, de um modo geral, essas primeiras duas semanas têm sinalizado que os problemas de saúde mental que surgirão ou serão aprofundados neste contexto de crise profunda, terão como um grande impulsionador a escola. Fica a sensação de que a escola se sente ameaçada diante do contexto pelo tipo de serviço que presta, que teoricamente não poderia ser substituído por Ensino à Distância, e espera que os professores produzam, de uma hora para outra, uma avalanche de atividades perfeitamente adaptadas ao contexto.
****

(A Voz Rouca irá publicar na sua página relatos de abusos cometidos pelas escolas contra os trabalhadores durante a crise do Coronavírus. Caso você queira compartilhar alguma história, é só nos procurar ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here