Por Douglas Rodrigues de Barros

O antifascismo é uma pauta transversal na sociedade de classes porque o fascismo rumoreja implicitamente em momentos de normalidade econômica e explicitamente em momentos de crise.

O fascismo, como disse Marcuse, fora derrotado militarmente mas nunca ideologicamente porque as estruturas imaginárias e simbólicas da sociedade do consumo se regulam pela divisão, identidade, regulação dos lugares definidos, corpos matáveis. Aquilo que mais tarde Foucault chamou de biopolítica e na radical dimensão neoliberal Mbembe definiu como necropolítica porque para além de áreas.fora da cobertura do direito há o assassinato estatal dos corpos excedentes.

A força do antifascismo é aquela que pode atravessar as diversas demandas possibilitando um conjunto aberto a topografia das diversas pautas que questionam radicalmente o status quo. Por isso, sua pauta é de organização e coesão transversal aos diversos interesses dos oprimidos, dos esbulhados, dos que estão fora da lógica implicitamente fascista da normatividade.

Quando vejo os ongueiros querendo hierarquizar e disputar com oportunismo que lhe peculiar as bandeiras que se erguem nas ruas com sua lógica identitaria e estanque me vem a cabeça se estes que dizem se importar com o racismo não ganham sua vida com aquilo que dizem combater! Me parece que sim!

Pronto para as pedradas que virão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here