movimento em luta

Por Estudantes

No dia 27 de maio de 2022, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás realizou uma mesa de debate cujo tema era: “é possível derrotar o fascismo somente pelas vias institucionais?”. Para compor essa mesa de debate, o DCE escolheu o Leonardo Péricles (candidato a presidente da república pelo partido Unidade Popular), Cintia Dias (candidata a governadora de Goiás pelo Partido Socialismo e Liberdade e apoiada pelo partido Unidade Popular) e, como mediadora, Letícia Scalabrini (coordenadora geral do DCE e candidata a deputada estadual pelo partido Unidade Popular). Como podemos perceber, todos que estavam compondo a mesa possuem interesses eleitorais na eleição de 2022, o que gera uma desconfiança: esta mesa de debate realmente estava interessada em discutir o suposto “fascismo” ou era apenas um pretexto para realizar uma campanha eleitoral? A resposta dessa pergunta fica evidente com a conclusão do debate: o fascismo não se derrota através das urnas, mas, ainda assim, é necessário votar na Unidade Popular e no Partido Socialismo e Liberdade visando derrotar o fascismo, AO MENOS, eleitoralmente. Isso revela os interesses escusos do DCE em promover seus candidatos em detrimento de uma real discussão com os estudantes. Portanto, mais uma vez, o DCE da UFG demonstra claramente que serve aos interesses da Unidade Popular, isto é, o DCE da UFG é aparelhado por este partido, e isto é necessário ser denunciado ativamente pelos estudantes. Existem diversas formas para isso, por exemplo: uma forma é explicitar e divulgar esta informação aos estudantes, dentro das possibilidades de cada um. Outra é comparecer a estes eventos promovidos pelo DCE e, no momento em que abrem o microfone para participação do público em geral, intervir denunciando o oportunismo descarado deles, com argumentos fundamentados.

8 COMENTÁRIOS

  1. Tive esse mesmo pensamento quando vi a postagem sobre o evento no Instagram deles, até comentei, mas foi apagado.

  2. Olá, M. Também comentei em um post numa rede social, e eles apagaram o post logo após meu comentário.

  3. Eles estao interessados nas duas coisas: debater o fascismo e garantir vitória eleitoral. E qual problema há nisso? Não se pode mais debater? Pq vcs da esquerda mais extrema não puxam também um debate e testam a popularidade de vcs?Dps contem aqui como foi o debate.

  4. Debater um inimigo imaginário ..hahaha. De qualquer forma, o problema não está no debate, se realmente o fosse, mas está evidente, haja visto a composição da mesa e o atual contexto (eleições), que o DCE é/está e sempre será, usado como trampolim político, ou seja, como instrumento para se alcançar cargos, angariar votos, arrecadar dinheiro etc. E isso não representa, de fato, os interesses dos etudantes que eles dizem representar.

  5. Os monstros existem. Às vezes eles se disfarçam como pilhas de roupa suja amontoadas no canto de seu quarto ou como sombras dançantes lançadas pela árvore saliente que pincela contra sua vidraça, mas não se deixe enganar. Aqueles ruídos que podem ser facilmente explicados por homens racionais são, de fato, monstros. Pois os monstros têm muitos aliados, assumem muitos disfarces enganosos e pagaram muitos subornos de alto preço apenas para que eles possam comer você.

    Rene Farben

  6. Dá pra ver que o movimento estudantil da UFG está muito envolvido com a vida material dos estudantes. Cortes imensos de bolsas, um trabalhador da limpeza pra três prédios e a grande preocupação é o “eleitoralismo” do DCE.

  7. Caro Invisível,

    Seria muito interessante teu ponto de vista, se ele não fosse totalmente equivocado. O DCE e o que você chamou equivocadamente de “eleitorismo”, são alguns dos obstáculos para a mobilização real dos estudantes visando realizar seus interesses. O DCE como uma organização que não representa os estudantes, acaba, infelizmente, mobilizando-os visando satisfazer seus interesses eleitorais. Isso não deve ser criticado, de acordo com o seu ponto de vista. Deve ser relevado e deixado de lado enquanto denunciamos atrocidades no interior da universidade. Você acredita, no final, que os estudantes devem magica e metafisicamente se mobilizar do nada para aquilo que é importante apesar do DCE, dos partidos etc. Na verdade, temos que atacar todas aquelas contratendencias que impedem que os estudantes se mobilizem visando ttransformar sua situação grupal. Sua opinião, no final, é desmobilizadora e infrutífera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here