Por Estudantes e Professores em Luta
A comunidade escolar da Escola Estadual Reverendo Professor José Carlos Nogueira, vinculada à Diretoria de Ensino Campinas Oeste, realiza um ato público na próxima segunda feira dia 5, às 14h, em frente à Diretoria de Ensino, contra o fechamento de duas salas de aula pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).
A decisão, tomada pela SEDUC-SP no segundo bimestre, dia 25 de abril (no dia da paralisação chamada pela APEOESP), resultou na superlotação de turmas: uma sala do 2º ano do Ensino Médio passou a ter 42 alunos, e duas salas de 1º ano agora contam com 49 e 48 estudantes, respectivamente. As salas da escola têm apenas 48m², abaixo do padrão recomendado pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), que sugere um máximo de 40 alunos para salas de 53m2.
Além da superlotação, houve demissão de professores temporários e remanejamento de atribuições e horários, em plena metade do semestre. Essa instabilidade compromete o processo de ensino aprendizagem e afeta diretamente o planejamento das aulas.
O fechamento de salas representa um ataque ao direito à educação e desestrutura o ambiente escolar, além de expor alunos e professores a condições insalubres. A comunidade reivindica a reabertura das salas fechadas pela SEDUC-SP.
Ato contra o fechamento de salas de aula
Data: 05/05 (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Diretoria de Ensino Campinas Oeste
Endereço: R. Cândido Mota, 186 – Fundação da Casa Popular, Campinas – SP