Ocupação Guerreiros Urbanos sofre despejo‏

Na manhã  de hoje, 1º de novembro, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, realizou o desalojo da ocupação Guerreiro Urbano, que ocorreu nesse final de semana em prédio do INSS abandonado há mais de uma década.

A desocupação ocorreu de forma truculenta, violenta e ilegal, com o arrombamento da porta e ameaças aos ocupantes por parte da Polícia Federal. A ação foi realizada por um delegado e policiais que NÃO USAVAM SUAS IDENTIFICAÇÕES e ESTAVAM SEM MANDATO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE, conforme exigiria a lei referente à ocupação de imóveis abandonados.

Um ocupante foi detido de maneira preconceituosa, por ser um estrangeiro e não estar com seus documentos. A sua situação no país é legal e seu visto é permanente. Ele já está solto e passa bem.

Os policiais militares que ficaram no local fazendo a segurança do prédio, após o desalojo, apontavam metralhadora contra um grupo de sem-tetos e militantes pacífico e desarmado, entre os quais haviam senhoras de idade, bebês e gestantes.

Os sem-tetos e apoiadores do movimento por moradia seguem na luta por uma cidade mais justa e igualitária, onde o direito à moradia e serviços básicos como educação e saúde sejam válidos para todos, não apenas aos que podem pagar os altos preços dos aluguéis. O movimento também denuncia e posiciona contra projetos elitistas de “revitalização” do centro e zona portuária, que favorecem apenas à especulação imobiliária, grandes empreiteiras, e funcionam como uma “expulsão branca” das populações pobres que vivem nessas regiões centrais. Com o desenvolvimento desses projetos, o custo de vida e dos imóveis na região sobe vertiginozamente, tornando inviável a permanência dos que não podem pagar pelo custo de vida de um centro “revitalizado”, forçando essa população pobre a migrar para regiões perfiféricas da cidade, longe de seus trabalhos, escolas, faculdades, etc.

PRÉDIO ABANDONADO, HÁ 20 ANOS SEM FUNÇÃO! TEMOS DIREITO A ESSA OCUPAÇÃO!!!

SE MORAR É UM DIREITO OCUPAR É UM DEVER!!!

OCUPAR, RESISTIR E LUTAR PARA GARANTIR!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here