Por A Voz Rouca

👩🏽‍🏫 DIÁRIO DA QUARENTENA #04
💻 Educação nos tempos de corona

A GESTÃO DIGITAL

Março de 2020. Clima de apreensão. Toques nas telas de tablets e notebooks são interrompidos com um grito: Ninguém sai daqui sem estar com todas as turmas e alunos integrados no programa! Desde o fim do ano anterior, a cúpula pedagógica, formada, em sua maioria, por um sem número de lambe-botas cujas solas mal tocaram um chão de sala de aula, prepara uma mudança na forma de se comunicar com os alunos. O momento derradeiro está próximo, embora associar fatores externos biológicos e pedagógicos pareça ser ainda um desafio.
No telão, imagens com movimentos de mouse, cliques e abrir e fechar de janelas. Imagens refletidas em olhos que exprimem preocupação. Perguntas sendo feitas a todo instante. Aos poucos, percebe-se que um programa que tem funções para tudo, menos para aulas não-presenciais, deixa tanto a área pedagógica como a tecnológica sem… função. Pessoal, a legislação permite 20% da carga horário de Ensino Médio à distância. Para que nosso projeto de EaD dê certo… Peraí? Projeto EaD?

Novembro de 2019. Primeiro sábado de formação. O frescor do orvalho da manhã e o batucar de bico dos pica-paus desaparecem em meio ao barulho das conversas entre os professores. Momento de ligar os dispositivos: passaríamos a usar uma ferramenta que agrega funções que vão muito além do compartilhamento de exercícios para aulas de apoio e conteúdos de avaliações. Equipe de Tecnologia a postos! Pessoal, bom dia. Só um momento! Não sei como ligar o notebook. Só alguns se entreolham. Quase ninguém se ouve. Diretor que não sabe onde fica o botão “power”? É esse botão com o símbolo tal aí na frente da tela. Ah, achei! Pronto, consegui! Difícil, né? São tantos botões. Por isso que tablet é mais simples: tem só um botão!
Começaremos explicando como agendar uma reunião. Reunião? Mas o aplicativo não é para uso entre professores e alunos? Muitas dúvidas, poucas respostas. A palavra “Ajuda” extrapola os menus dos dispositivos.

****
(A Voz Rouca irá publicar na sua página relatos de abusos cometidos pelas escolas contra os trabalhadores durante a crise do Coronavírus. Caso você queira compartilhar alguma história, é só nos procurar ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here